Viseu vai receber em 2018 o EUROPEADE, o maior festival europeu de folclore, dança e música popular.

No passado dia 30 de julho, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, recebeu, em Turku, na Finlândia, a bandeira do EUROPEADE, que traduz a “passagem de testemunho “da missão de acolhimento e organização do festival em 2018.

O EUROPEADE 2018 terá lugar em Viseu, entre 25 e 29 de julho, com a cerimónia de abertura marcada para 26 de julho, no Estádio Municipal do Fontelo. Já o Fórum EUROPEADE deverá ser realizado no Parque Aquilino e a Assembleia Geral do Comité Internacional no Solar do Vinho do Dão.

Em 2016 o festival decorreu em Namur, na Bélgica, este ano em Turku, na Finlândia, e onde a região de Viseu esteve representada pelo Grupo Folclórico de Santa Maria de Cabril e pelo Rancho Folclórico de Torredeita.

Para o presidente da câmara, Almeida Henriques, o EUROPEADE é mais um marco na afirmação de Viseu como cidade para receber grandes eventos.

O Município de Viseu estima que cerca de 7000 participantes em representação de grupos de folclore dos 14 países que integram o comité, possam estar no próximo ano em Viseu.

O EUROPEADE é considerado o mais importante festival europeu de cultura tradicional popular. O primeiro realizou-se em 1964, em Antuérpia, na Bélgica, onde o comité se encontra sediado. Este ano decorreu em Turku, na Finlândia, e em 2018 ruma até Viseu.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm