A situação de seca e as temperaturas elevadas para a época que se têm feito sentir em Portugal está a preocupar os produtores de maça do distrito de Viseu.

A manterem-se estas condições atmosféricas, a produção de Maça da Beira Alta e Bravo de Esmolfe poderá ser fortemente afetada, alertam os representantes de fruticultores.

O presidente da Associação de Fruticultores de Armamar, José Osório, diz que, “se não chover até março, abril, a floração poderá ser afetada”.

Alerta para o baixo nível da barragem de Temilobos, que começa a ser “preocupante”, já que é usada para regadio das áreas agrícolas de pomares de macieiras e de outras árvores de fruto.

A Associação de Fruticultores de Armamar tem mais de 200 associados, que produzem cerca de 80 mil toneladas de maçã num ano normal.

Preocupação semelhante a manifestada pelo presidente da Felba, entidade que promove e gera a Denominação de Origem Protegida (DOP) Maçã Bravo de Esmolfe, Belarmino Alves, alertando que as altas temperaturas “podem provocar a floração precoce das macieiras, deixando-as mais expostas a situações de gelo e geada” que podem provocar danos graves na produção do fruto.

Quanto à falta de água, para já ainda não está a afetar os pomares, que estão com o ciclo vegetativo parado, mas, a continuar a situação de seca, em abril os problemas poderão ser graves.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.