Foto: Teatro da Cidade

O Teatro da Cidade vai estrear sexta-feira em Viseu, no Teatro Viriato, a ‘A Missão: Memória de Uma Revolução’ de Heiner Müller.

Esta encenação do Teatro da Cidade tem por base o que consideram “um dos textos fundamentais do século XX”.

“A Missão” é um texto maior do que qualquer um de nós. Tem a força de uma interrogação que lançamos para o mundo. Desestabiliza-nos como um enigma. É um texto feito da matéria de que são feitas as grandes obras – e, por isso, dialoga intimamente com o nosso presente. Neste texto está a Revolução Francesa, a Revolução do Haiti e a Revolta de escravos na Jamaica, mas também a invasão da Ucrânia pela Rússia e o conflito na Faixa de Gaza. Neste texto está a legitimidade de se assumir certas lutas, tomar certas decisões, e representar certas peças. “A Missão” é um texto maior do que qualquer um de nós, e é a isso que a encenação colectiva do Teatro da Cidade procura responder. Numa peça cheia de ambiguidades e que não se mostra como tendo uma forma certa de pôr em cena, este espectáculo é sobre o confronto com a nossa própria incapacidade de enfrentar as missões que mudariam o mundo, e ao longo da vida, por cansaço, condição ou condicionamento, quase nunca por convicção, deixamos escapar. Müller dá-nos por palavras, cheio de perigo, o terreno da inércia, da superficialidade, da mera sobrevivência. Num texto que já não é didático, mas um encontrão”.

Esta é a 12.º produção do Teatro da Cidade, a segunda em estreita ligação com o Teatro Viriato. O texto deste espetáculo foi escolhido em cumplicidade com um grupo de espectadores que participou no “Clube de Leitura” que o Teatro da Cidade realizou no Teatro Viriato em 2022.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.