Foto: Teatro Viriato

Estão abertas, até 13 de abril, as candidaturas para a 6.ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço, no valor de 22.000 euros, com o Teatro Viriato, em Viseu, a ser um dos quatros promotores da iniciativa que tem por objetivo promover a renovação da criação teatral portuguesa.

Teatro Nacional D. Maria II (Lisboa), A Oficina – Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo) e o Teatro Viriato (Viseu) são então as quatro entidades que se associam, para atribuir a bolsa de criação destinada a apoiar a produção de espetáculos de jovens artistas e companhias emergentes, numa homenagem à atriz e encenadora Amélia Rey Colaço, e ao seu legado na história do teatro em Portugal.

Além do prémio monetário, o vencedor poderá ter acesso a várias residências artísticas e promover a apresentação do espetáculo nos teatros parceiros desta iniciativa.

Os projetos têm de ser inéditos, as criações não podem ter duração prevista inferior a 50 minutos e, este ano, o projeto selecionado tem de reunir condições para estrear no dia 07 de junho no auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, de acordo com o calendário de trabalhos da bolsa, criada em 2018.

Os resultados serão anunciados no próximo dia 11 de maio.

“Parlamento elefante”, “Aurora negra”, “Ainda estou aqui”, “Another rose” e “As três irmãs” foram, respetivamente, os projetos vencedores da bolsa desde 2018.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.