Foto: wavebreakmedia

O tempo médio de espera para doentes urgentes no Hospital de Viseu regressou ao considerado “recomendado”, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde, apesar do Hospital de São Teotónio estar em estado de contingência devido ao aumento de casos de infeção respiratória, sejam Gripe ou Covid.

A nível nacional a situação está também a regressar à normalidade, depois do que foram as últimas semanas, em especial no fim-de-semana de Natal e também de passagem de ano, onde o tempo de espera atingiu valores muito acima do recomendado, e que em Viseu chegou mesmo a ultrapassar as seis horas.

Agora, segundo dados mais recentes, o serviço de urgência do Hospital de Viseu estava a atender os doentes em menos de 60 minutos, tempo dentro do valor considerado ‘recomendado’, para doentes a quem na triagem é atribuída a pulseia amarela, para casos considerados de urgente. A prioridade no atendimento é dada a casos aos quais são atribuídas as pulseias laranja (muito urgente) e vermelha (emergente).

O tempo de espera poderá ser maior para pulseira verde, atribuída a casos considerados ‘pouco urgentes’ ou azul, que na triagem são considerados ‘não urgentes’.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.