A ULS Viseu Dão-Lafões (ULSVDL) está a implementar o projeto Be a Mom, programa de intervenção psicológica online, com o objetivo de inovar e reforçar o apoio à saúde mental da mulher no período pós-parto.
Resulta de uma parceria entre a Universidade de Coimbra, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a Fundação Calouste Gulbenkian, e foi desenvolvido para apoiar as mães nos primeiros meses após o parto, sendo constituído por cinco módulos interativos teórico-práticos, com práticas de autoajuda e informação especializada para: identificar sinais precoces de stress e depressão pós-parto; fornecer ferramentas práticas para gerir emoções e desafios do pós-parto; promover estratégias saudáveis de adaptação ao papel maternal.
Para garantir uma abordagem multidisciplinar e integrada, a iniciativa tem a participação das Unidades de Saúde Familiar (USF) Vila da Igreja, Viriato, Viseu Cidade e Rio Dão e com o Grupo de Apoio à Parentalidade no Serviço de Neonatologia.
Com este projeto, a ULSVDL pretende apoiar e capacitar cada mãe a viver a maternidade de forma plena, equilibrada e confiante, promovendo o bem-estar, a valorização pessoal e o desenvolvimento saudável do bebé.
A ULSVDL quer que o Be a Mom venha a ser incluído no percurso de cuidados à maternidade no país, garantindo um suporte adicional às mães, e reforçando o papel dos profissionais de saúde no acompanhamento de situações de risco.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.