Cinco unidades de saúde familiar no distrito de Viseu foram aprovadas pelo ‘teste de qualidade’ promovido pelo Programa Nacional de Acreditação em Saúde, desenvolvido pela Direção Geral da Saúde (DGS).

Todas as unidades certificadas da região pertencem ao Agrupamento de Centros de Saúde do Dão – Lafões, pode ler-se no relatório final que acrescenta terem sido classificados com ‘Bom’, as USF’s Viriato, Grão Vasco, Viseu-Cidade, Infante D. Henrique e Lusitana.

O certificado tem a validade de cinco anos, mantendo-se nesse período um acompanhamento, com o objetivo consolidar resultados e incentivara melhoria da qualidade dos serviços prestados além de procurar identificar áreas que possam ainda ser melhoradas.

A nível nacional, na última década, foram certificadas em Portugal 276 unidades, das quais 95 são hospitais, 80 centros de referência, 67 unidades de saúde familiar, 11 centros de saúde, uma unidade de cuidados na comunidade, três unidades de saúde pública, seis unidades de cuidados continuados integrados, oito laboratórios clínicos e outros cinco serviços.

Há ainda mais 156 unidades ou serviços em processo de certificação pela Direção-Geral da Saúde.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.