Foto: Freepik

A Urgência Pediátrica do Centro Hospitalar Tondela-Viseu está em risco de rutura devido à falta de médicos, e pode mesmo ter que fechar, avançou fonte do serviço de Pediatria citada pela Lusa.

A mesma fonte diz que a situação “tem-se degradado, culminando na saída de vários pediatras” e que a “escala de especialistas de Pediatria passou a ter turnos a descoberto desde 13 de março de 2023”, passando de três para dois médicos nos dias de semana.

Ainda segundo a mesma fonte, ao fim de semana, continuam três elementos pela necessidade de a equipa de urgência gerir o internamento, neonatologia, berçário e sala de partos.

Esta redução de clínicos coloca em risco os doentes, situação que terá levado a grande maioria dos pediatras do Hospital de Viseu que prestam serviço na urgência, a assinar uma minuta de escusa de responsabilidade, acrescentou a mesma fonte do serviço.

Quanto às escalas, a deste mês tem médicos internos de 4.° ano na escala de especialistas, e na escala de agosto, as versões provisórias, considerando turnos de 12 horas, há 31 buracos de dia e 17 à noite”, avançou a mesma fonte, lembrando que com esta escala prevista em agosto haverá apenas dois médicos  especialistas de dia e, em muitos casos, apenas um à noite no serviço de urgência pediátrica.

A Lusa questionou a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, mas não recebeu resposta.

Recentemente, a administração do Hospital de Viseu garantiu que o serviço seria assegurado durante os meses de verão, com recurso a médicos de outras unidades hospitalares.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.