A Câmara de Viseu decidiu que vai aderir à Águas do Douro e Paiva, para fornecimento de água à população do concelho, e Fernando Ruas garante que a adesão acontece mesmo que as autarquias vizinhas não a acompanhem.

O autarca viseense considera que é a solução “mais rápida e mais barata” para o abastecimento em alta, e que será para concretizar, mesmo que os concelhos vizinhos que também se abastecem de água em Fagilde, não queiram acompanhar Viseu na adesão à Águas do Douro e Paiva.

Em reunião de Câmara, Fernando Ruas adiantou ainda que vai em breve reunir com os autarcas dos concelhos vizinhos para lhes comunicar a decisão de adesão, e para lhes perguntar se querem acompanhar Viseu.

Sobre a constituição da Empresa Intermunicipal Águas de Viseu, que juntaria os municípios de Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão e Viseu, Fernando Ruas lembrou que há um protocolo assinado em 2019 para a sua constituição, mas que nunca foi formalizada, e recorreu a estudos na posse da autarquia que, segundo o autarca, demonstram que os custos da fatura para a população seriam maiores que com a adesão à Águas do Douro e Paiva.

Os vereadores do PS na Câmara de Viseu mostraram-se contra esta adesão e dizem que o processo deveria ser amplamente discutido com a população, continuando a defender a criação da Águas de Viseu e a construção de uma nova barragem em Fagilde.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.