A Oni, da espanhola Gigas, vai investir “30 milhões de euros” nos próximos três anos em Portugal, anunciou o presidente executivo da operadora de telecomunicações, Nuno Saraiva, com Viseu a ser uma das cidades escolhidas para integrar a rede empresarial.

“Começámos já em 2021 [a fazer o investimento], no final, a fazer o ‘deployment’ desta rede de nova geração XGSPON, uma rede que permite fazer débitos até 10 gigabits por segundo, simétricos, sem qualquer tipo de contenção”, explicou o gestor.

A Oni anunciou também uma “oferta inédita de 10 gigabits por segundo, que não tem fidelização, destinada exclusivamente a clientes empresariais e com uma qualidade de serviço e com um preço que nunca antes foi visto para as PME”, acrescentou.

Com aquele investimento, a empresa quer chegar no período de três anos “a mais de 70 mil empresas, vamos começar com cerca de 20 a 30 mil empresas no primeiro ano”, prosseguiu Nuno Saraiva.

As empresas alvo são as pequenas e médias empresas (PME) com entre quatro e 250 empregados, mas “obviamente que iremos abarcar outras empresas com dimensões distintas porque é normal que fiquem ao alcance da nossa rede quando fizermos o desenvolvimento da rede”, disse.

Sobre se a concorrência vai acompanhar a oferta de 10 gigas da Oni, o responsável salientou que “será muito difícil”, porque “é uma tecnologia distinta, que implica que a rede esteja dedicada exclusivamente ao mercado empresarial, a Oni só trabalha com o mercado empresarial, enquanto os outros operadores têm redes que foram construídas com o propósito de servir o mercado residencial, com larguras de bandas mais pequenas, até um gigabit e não 10 gigas como a rede da Oni e, sobretudo, são redes assimétricas”, argumentou.

A nova rede da Oni está apoiada na infraestrutura de fibra ótica que a empresa construiu ao longo dos seus 20 anos de história, com 9.200 quilómetros de cabos óticos espalhados por todo o país e mais de 75.800 quilómetros de pares de fibras, num investimento acumulado de 550 milhões de euros.

A rede XGS-PON estará disponível nas principais cidades do país, sendo que em Lisboa e no Porto a rede FTTP da Oni vai cobrir cerca de 50% das empresas com quatro a 250 empregados. As restantes cidades do país com zonas empresariais selecionadas são Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Setúbal e Viseu, de acordo com a empresa.

O grupo espanhol Gigas opera em Portugal com a marca Oni e oferece serviços a mais de 1.100 grandes e médias empresas portuguesas, detendo dois ‘datacenters’ próprios em Lisboa e no Porto.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.