Foto: Geração Depositrão

São várias as escolas do distrito de Viseu que vão participar na 16.ª edição do Geração Depositrão, o projeto que promove a recolha de equipamentos elétricos, eletrónicos e também de pilhas usadas.

A iniciativa decorre este ano até 15 de junho e de novo com o objetivo de desafiar e premiar comunidades escolares a recolherem ‘lixo’ elétrico, depois entregue à entidade gestora ERP Portugal, que lhe dará o destino adequado.

Todas as escolas receberão contrapartidas pelos resíduos recolhidos, em forma de cheques prenda para aquisição e equipamentos, e que serão de 50 euros por cada 1000 quilos de lixo e 80 euros acima de uma tonelada por mais de 1000 quilos.

A ERP Portugal desafia a que, nesta reta final, mais resíduos possam ser entregues nas escolas “para que todos possam contribuir para o cumprimento de metas de recolha”.

Na passada edição do programa foram 14 as escolas do distrito de Viseu envolvidas neste projeto, e, no total, foram recolhidas mais de 16 toneladas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas e acumuladores, o que representou 1 412 euros em cheques prenda para a compra de materiais.

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu foi a que mais resíduos recolheu na região, com mais de 3 toneladas.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu