Foto: CM Viseu

‘Verão no Parque’ chega ao Parque Aquilino Ribeiro na sexta-feira, 27 de maio, e promete por lá ficar até dia 31 de julho.

Promovido pela autarquia de Viseu, tem um programa cheio de eventos, com propostas de música, teatro, dança, poesia e gastronomia.

“Dizer Poesia” marca o arranque deste evento, com a realização do 1º Encontro Internacional de Poesia.

“Enquanto nos preparamos para celebrar os 630 anos da nossa Feira de São Mateus – e o seu tão aguardado regresso, em agosto – é no Parque Aquilino Ribeiro que damos o mote para um verão que promete fazer as delícias de viseenses, visitantes e turistas”, considerou o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, durante a apresentação do ‘Verão no Parque’.

“Ao mesmo tempo, damos palco às vozes e talentos do concelho e da região que aqui apresentam os seus trabalhos e projetos. Não deixamos de fora a gastronomia e os sabores que tanto nos caracterizam, muito menos o artesanato e outros produtos da região. São um conjunto de ingredientes que tudo têm para fazer do ‘Verão no Parque’ um sucesso”, disse ainda.

O “Verão no Parque” arranca com um extra especial: a retoma do “Dizer Poesia”, que é concretizado com a realização do 1º Encontro Internacional de Poesia. Numa parceria entre o Município de Viseu e a Editora Edições Esgotadas, Viseu será, ao longo de três dias, um ponto de encontro para autores locais e internacionais, numa combinação de vozes – e letras – do universo lusófono.

A escritora Olinda Beja, fará as honras de abertura desta iniciativa, no dia 27 de maio, sexta-feira, pelas 18 horas, com uma declamação poética. Será na Praça da República (Rossio).

Ainda nesta noite, o músico viseense Tilhon subirá ao palco do Adro da Sé, pelas 21H45, para um concerto especial que terá a participação da Tunadão 1998 e das Cavalhadas de Vildemoinhos.

Já o fim de semana reserva leituras de poemas e sessões de autógrafos com autores do distrito de Viseu, para além de dois debates em torno do universo da poesia, as novas tendências poéticas e o significado das palavras. Aqui, juntam-se ao leque de convidados autores portugueses, mas também de São Tomé, Brasil e Moçambique. Agendada está ainda a apresentação de dois livros – “Vitral”, de Ana Vidal, e “Outros Conflitos”, de Margarida Faro.

A Incubadora de Indústrias Criativas do Centro Histórico será o palco deste Encontro Internacional e da sua programação. No Parque da cidade, haverá ainda, ao longo da primeira semana do “Verão no Parque”, e neste âmbito, a botica “Mercado do Livro”, dinamizada pelas Edições Esgotadas.

Ao longo destes dois meses, no Parque Aquilino Ribeiro cruzam-se diversas propostas e experiências, em especial às sextas-feiras, sábados e domingos.

Para além de concertos por artistas, bandas e grupos do concelho e da região, há ainda peças de teatro, para adultos e para crianças, e apresentações de dança pela Escola Lugar Presente

O Parque Aquilino Ribeiro será ainda palco de duas iniciativas que marcam a agenda cultural de Viseu: a Festa das Freguesias, nos dias 17 a 19 de junho, e o Festival de Jazz de Viseu – “Que Jazz É Este?”, de 21 a 24 de julho.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.