Foto: ED

Andar de transportes públicos em Viseu vai ficar mais caro em 2025, com uma atualização de preços nos serviços de Mobilidade Urbana de Viseu (MUV) de 2,02%, definida pela Taxa de Atualização Tarifária (TAT) estabelecida pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), ao qual poderá acrescer um aumento relacionado com o preço dos combustíveis.

A Câmara de Viseu adianta que a atualização abrangerá não só o serviço do MUV mas também as linhas 22 e 23 que são asseguradas por outra operadora.

Com base na TAT, os aumentos poderão variar entre um cêntimo na tarifa mais baixa, de 0,70 para 0,71 cêntimos, no bilhete primeiro escalão para uma zona, e de três cêntimos no quinto escalão, cinco zonas, que poderá subir para 1,58 euros.

Nas tarifas intermédias, por exemplo, uma viagem do terceiro escalão (três zonas), poderá aumentar dois cêntimos, para os 1,12 euros, enquanto nas deslocações no centro da cidade de Viseu pelas linhas C1 e C2, o bilhete poderá aumentar, no mínimo, três cêntimos.

A Câmara de Viseu, em comunicado, anunciou que além da atualização de 2,02% definida pela AMT, os novos tarifários do MUV deverão ainda refletir o aumento de 2,2% do índice de preços dos combustíveis nos últimos 12 meses.

O MUV é, segundo a autarquia, “altamente deficitário” na ordem de 1,5 milhões de euros por ano, o que já levou a autarquia a pondera entregar a gestão dos transportes urbanos do concelho à Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, tendo aprovado em reunião do executivo avançar com um estudo para aferir dessa viabilidade.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubBennecar