Em Viseu, o festival de cinema Vistacurta regressa em outubro, entre os dias 12 e 16, numa edição que dá destaque às ‘longas’ galegas, e aos cine-concertos, onde vai estar o líder do GNR, Rui Reininho com Edgar Pêra.

Anualmente organizado pelo Cine Clube de Viseu, o Vistacurta destaca a cinematografia de um país ou de  realizador e, este ano, é o cinema galego o escolhido, com quatro filmes, entre os quais a “Longa Noite”, de Eloy Enciso, realizador que vai marcar presença no festival.

Vão ainda ser exibidos “Trinta Lumes”, de Diana Toucedo, “Costa da Morte, de Lois Patiño, e “Nación”, da Margarida Ledo.

Os habituais cine-concertos vão também marcar presença nesta 11.ª edição do festival com destaque para Edgar Pêra e Rui Reininho, com ‘Filmitis vs Reinitis’, um cine concerto que se baseia no primeiro livro de Rui Reininho.

O vistacurta dedica ainda duas secções competitivas às curtas-metragens, uma dedicada ao cinema associado à região de Viseu, e uma outra para a produção nacional que interpela a temática da interioridade. Nas propostas para alunos, professores e famílias, o programa integra filmes destinados a todos os níveis de ensino a partir do 5.º ano, filmes-concerto e sessões especiais apresentadas por convidados.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.