Foto: Visabeira

O volume de negócios consolidado do Grupo Visabeira, de Viseu, atingiu em 2022 um novo recorde com uma faturação de 1.452 milhões de euros, que representam uma subida de 24% em comparação com o ano anterior.

Em comunicado, a empresa reconheceu que 2022 ficou marcado por vários constrangimentos, entre os quais o “forte aumento dos custos de energia, combustíveis e matérias-primas” e o aumento da inflação, além do conflito entre a Rússia e a Ucrânia mas, ainda assim, o grupo demonstrou “capacidade de gestão e inovação que permitiu encontrar soluções que mitigaram o impacto negativo do ambiente social e económico que afetou a sociedade global”, pode ler-se na nota de imprensa.

O resultado do lucro antes de amortizações, depreciações, juros e impostos, atingiu os 210 milhões de euros, mais 14% do que em 2021. Já o resultado líquido registado foi na ordem dos 46,3 milhões, mais 22%.

A dívida líquida foi reduzida em mais de 100 milhões de euros.

Os negócios do Grupo Visabeira estendem-se por vários continentes e países em áreas como telecomunicações, energia, indústria e turismo, com o mercado externo a representar 79% do volume de negócios.

Na Europa, que representa 62% do volume de negócios no mercado externo, o grupo faturou 903 milhões de euros, com destaque para França, Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Dinamarca, Itália, Espanha e Suécia.

Portugal representou 21% das receitas.

Na África foram faturados cerca de 155 milhões de euros, enquanto que nos Estados Unidos, Ásia e Oceânia foram atingidas receitas de 85 milhões.

“Nos mercados externos, o Grupo Visabeira mantem como principal estratégia, o crescimento das suas atividades core – prestação de serviços de engenharia de redes de telecomunicações e energia – para os principais operadores europeus e o reforço da sua posição nestes mercados. O crescimento por via orgânica foi o pilar principal do notável desempenho da atividade do grupo, nomeadamente na área de negócio de engenharia de redes de telecomunicações e energia”, explicou a empresa.

A Visabeira Global – holding que integra os negócios de telecomunicações, energia, tecnologia e construção – continuou a ter a fatia de leão da faturação de todo o grupo, com 1.210 milhões de euros.

O Grupo Visabeira justificou este desempenho da Global com a “excelente performance operacional” nos serviços de engenharia de redes de telecomunicações e energia e nas operações de televisão por cabo em Angola e Moçambique, além dos negócios em Marrocos e São Tomé e Príncipe, através da Companhia Santomense de Telecomunicações.

Já a Visabeira Indústria – proprietária de marcas como a Vista Alegre e a Bordallo Pinheiro – faturou 189 milhões de euros no ano passado. A empresa destaca os “excelentes resultados alcançados pela Vista Alegre”, que alcançou um máximo histórico de vendas com 143 milhões de euros.

Por sua vez, a Visabeira Turismo, Imobiliária e Serviços recuperou a atividade antes da pandemia da Covid-19, registando um volume de negócios de 53 milhões de euros.

O Grupo Visabeira encerrou 2022 com mais de 4,4 mil milhões de euros “volume de negócios em carteira já garantidos, com uma proporção relevante na Europa”, nomeadamente nas telecomunicações e energia.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm