Foto: Hotel Montebelo

O número de dormidas turísticas na região de Viseu Dão Lafões cresceu 14%, até agosto, um valor acima da média nacional.

Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e mostram, segundo a CIM Viseu Dão Lafões, “a consolidação da região como um destino de referência no panorama turístico nacional”, crescendo bem acima da média nacional, que foi de 4%.

No total, Viseu Dão Lafões contabilizou 425.894 dormidas nos primeiros oito meses deste ano, um aumento significativo em relação às 372.852 dormidas em 2023, com mais 53.042 pernoitas.

Ainda segundo os responsáveis pela comunidade, este resultados “refletem a atratividade crescente do território, assim como o impacto positivo de iniciativas e eventos culturais, desportivos e enoturísticos realizados ao longo do ano”, com Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, a sublinhar que a região “está a consolidar-se como um destino turístico estratégico no panorama nacional, com uma oferta que combina natureza, cultura, património, gastronomia e enoturismo, sem esquecer os eventos, a saúde e o bem-estar, numa combinação perfeita para quem procura o território.”

“O crescimento das dormidas e dos hóspedes é um reflexo da qualidade do trabalho desenvolvido na região, tanto ao nível da oferta como da promoção e da capacidade de acolhimento. Este trabalho de fundo tem sido feito, em conjunto e de forma articulada, pela CIM, pelos municípios, e, ainda, pelos operadores privados que atuam no território”, frisa Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.