Foto: CM Vouzela

O presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, vai convidar o novo ministro das Infraestruturas, João Galamba, a conhecer o estado da Estrada Regional (ER) 228 e do ex-Itinerário Principal (IP) 5, e pedir-lhe a intervenção urgente nestas vias.

A decisão de convidar o ministro a visitar o concelho prende-se com o atual estado de conservação do ex-IP5 e surge após as recentes derrocadas na ER 228.

O autarca diz esperar que João Galamba aceite o convite e queixou-se do anterior titular da pasta, Pedro Nuno Santos, de nunca ter respondido aos vários pedidos de audiência para discutir o problema.

Rui Ladeira lembra ainda que em 2019, colocou o problema à Infraestruturas de Portugal (IP) e recebeu a informação “de que estariam previstas, para 2022, obras de requalificação do piso e nova sinalização, o que não aconteceu”.

Entretanto, acrescentou o autarca de Vouzela, a região foi afetada por duas tempestades, Elsa e Fabien, que provocaram vários danos na ER228 e não foram feitas quaisquer obras de fundos na via.

A IP tem pronto um projeto para obras na via, orçadas em cerca de 2,8 milhões de euros, para resolver alguns pontos críticos da estrada, mas o processo ainda não passou no crivo do Tribunal de Contas, uma vez que o processo de expropriações “só recentemente foi aberto”, acrescentou Rui Ladeira.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm