O concelho de Vouzela vai receber, de 1 a 10 de novembro, a ‘Esquina Noroeste’, uma residência artística que junta quatro coletivos ibéricos, com o objetivo de “valorizar a cultura rural contemporânea de origem portuguesa e espanhola”, informou a autarquia.

“O concelho de Vouzela será palco da Esquina Noroeste, uma residência artística que acolhe quatro coletivos ibéricos, que têm em comum a partilha de vínculos territoriais”, pode ler-se numa nota de imprensa, e que incide em “arte sonora, dança, música, performance, poesia, vídeo e outras expressões”.

Em conjunto, os quatro coletivos, que vão habitar o espaço Lafões.Cult.Lab, “representam uma ideia de ‘ser-em-comum’, num ‘manifesto em defesa da cultura contemporânea em contexto rural’”.

A Binaural Nodar de Vouzela, em parceria com a Câmara Municipal, recebe em casa três associações espanholas: a Oficina Galega de Outros Asuntos do Movemento (Galiza), La Xata la Rifa (Astúrias) e Somospeces (Léon).

Segundo o documento, a Binaural Nodar “gere um arquivo digital rural com mais de um milhar de documentos sonoros e vídeo, e atua em áreas tão diversas como arte sonora, criação multimédia e documentação etnográfica audiovisual”.

A Oficina Galega de Outros Asuntos de Movemento é um coletivo dirigido a duas mãos que, em conjunto com outras entidades, “acionam contextos de arte e saúde em áreas rurais, como o desenvolvimento de criações artísticas, com temáticas locais e contemporâneas, oficinas-ensaios, conversas criativas e outros formatos”.

A La Xata la Rifa apresenta-se como um laboratório cénico que criou a Plataforma para Artistas Flutuantes e “investiga formas de apresentação, apela a novos circuitos e tempos artísticos e procura questionar o olhar do espetador” com espetáculos apresentados “um pouco por todo o mundo”.

Somospeces trabalha “na área das artes performativas e coloca em articulação atores, criadores, pedagogos, pensadores e performers” e, hoje em dia, “atua sobre diferentes áreas como, por exemplo, pesquisa de relações públicas que depois traduzem em diferentes formatos” de apresentação.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.