D.R.

As autarquias de Moimenta da Beira, Sernancelhe, Vila Nova de Paiva, todas do distrito de Viseu, e ainda a de Paredes de Coura, do distrito de Viana do Castelo, vão organizar a partir de maio um programa de homenagem ao escritor Aquilino Ribeiro, por altura dos 60 anos da morte do escritor das ‘Terras do Demo’.

Está prevista a reedição de três livros: “Volfrâmio”, em parceria com a autarquia de Vila Nova de Paiva; “A Via Sinuosa”, publicado em associação com o município de Moimenta da Beira e “Geografia Sentimental”, numa parceria com o município de Sernancelhe.

A programação, que arranca a 25 de maio e termina em 2024, prevê iniciativas em todo o país, estando o programa nesta altura ainda a ser preparado, estando prevista a sua apresentação oficial durante uma cerimónia que irá acontecer em Lisboa.

Confirmado está já o lançamento do número 5 da revista literária ‘Aquilino’ que vai ser feito durante a Feira Aquiliniana, um evento temático que vai decorrer em maio na Lapa, organizado pela Escola Profissional de Sernancelhe, que recria profissões, trajes, rituais, atividades e personagens, ainda o comércio, tascas, os comes e bebes, inspirados pela obra literária do escritor natural da freguesia de Carregal., em Sernancelhe.

As comemorações dos 60 anos da morte de Aquilino Ribeiro contarão ainda com a participação das Universidades de Aveiro e de Lisboa, através de congressos que juntam académicos nacionais e estrangeiros, a Biblioteca Nacional e o Panteão Nacional onde, em maio de 2024, irá decorrer o encerramento do programa.

Aquilino Ribeiro é considerado um dos grandes autores da língua e literatura portuguesa, e tem honras de Panteão Nacional.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.