Imagem: CM Nelas

A sétima edição do Festival Literário ELOS, em Nelas, em este ano um programa preenchido, destacando-se o lançamento do percurso literário António Lobo Antunes, a reabertura da biblioteca dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim, além dos habituais encontros entre escritores e alunos.

“O objetivo principal é o de sensibilizar, promover e estimular para a leitura, que é um desígnio de todos, já que é direcionada a todos os públicos, mas tem também o intuito muito de formação holística”, avançou o presidente da Câmara Municipal de Nelas, entidade que volta a organizar o evento.

A sétima edição do Festival Literário ELOS, vai decorrer de 21 a 29 de abril, promovido pela autarquia, num trabalho em rede com as bibliotecas do concelho, a Fundação Lapa do Lobo e os dois agrupamentos de Escolas, o de Nelas e o de Canas de Senhorim.

Para o autarca Joaquim Amaral esta formação “é na perspetiva das atividades culturais, na questão da pedagogia e na questão das atividades diversificadas” que abrangem públicos desde os bebés aos seniores.

“Além dos públicos diversos há também os contextos e os espaços que são utilizados, e este festival promove os espaços públicos, promove o contacto com a natureza, ao ar livre, e junta sinergias na promoção da intergeracionalidade”, acrescento durante a apresentação do evento.

Com uma edição “especialmente dedicada” a Eugénio de Andrade e a António Torrado, é António Lobo Antunes, autor em foco no próximo ano, que vai dar nome a um percurso literário a inaugurar no dia 23, adiantou.

O percurso tem início na Biblioteca Municipal António Lobo Antunes, que acolhe também uma feira do livro, e onde está disponível um ‘QRCode’ que “indica os 14 locais que fazem parte das memórias” do escritor, como, por exemplo, “a loja do Sr. Casimiro onde se compravam os rebuçados”.

Quanto à biblioteca dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim, vai reabrir para o festival e depois irá manter-se disponível, para já, nas tardes das quartas-feiras.

Conta no seu espólio com de 10.000 livros.

No programa constam ainda ainda concertos, um no dia 25 de Abril, “Cantos da Liberdade” e um outro, “Ruído Vário” a encerrar o festival, que conta com a participação de Ana Deus, antiga vocalista do grupo Três Tristes Tigres, e Luca Argel.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.