A Guarda Nacional Republicana (GNR) já mobilizou meios para a Operação Floresta Segura 2025, que irá decorrer até 30 de novembro, apostando em ações de sensibilização, vigilância e fiscalização das zonas florestais.
É uma operação não apenas de prevenção, mas também de fiscalização da mancha florestal, para “prevenir, detetar, combater e reprimir atividades ilícitas, garantindo a segurança das populações, dos seus bens e a preservação do património florestal”, acrescentando o Comando Nacional da GNR que os meios estarão no terreno também para “desenvolverem ações de investigação” e “determinar causas e crimes de incêndio florestal, além de validação das áreas ardidas”.
Vai também nos próximos meses ser fiscalizado o cumprimento da lei de limpeza de terrenos e mato, e de acordo com a mesma fonte, em 2024 foram monitorizados e fiscalizados 10 256 locais onde a lei não foi cumprida, dos quais 6.127 foram depois limpos de forma voluntária pelos seus proprietários.
A GNR frisa ser “uma evolução positiva”, com menos 1.291 ocorrências do que em 2023, equivalente a uma redução de 17% de casos.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm