Para quem contraiu algumas dívidas, o crédito consolidado é uma das melhores opções financeiras. Porquê? Porque permite uma grande redução das despesas mensais, ajudando a equilibrar o orçamento familiar. Deste modo, ganha maior folga na sua carteira.

Embora esta seja a solução para muitas situações, existem alguns casos em que a aprovação da consolidação de créditos pode parecer um desejo inalcançável. Um dos principais motivos deve-se às prestações em atraso, no entanto, podem existir outros fatores que influenciam a aprovação deste produto financeiro.

Tendo em conta todos estes fatores, é importante que saiba como é que pode resolver todas as questões que o impeçam de conseguir a aprovação do seu crédito consolidado. Quer saber como? Continue a ler este artigo!

O que é um crédito consolidado?

Em resumo, um crédito consolidado é um produto financeiro que permite juntar várias prestações numa só. Assim, esta única mensalidade passa a ser paga a uma entidade, numa única dica e com uma taxa de juros fixa.

Como resultado da consolidação de créditos, o valor da prestação será sempre inferior ao valor da soma de todas as prestações individuais.

6 passos para conseguir a aprovação do crédito consolidado

Em algumas situações, conseguir a aprovação do crédito consolidado pode ser muito difícil, sobretudo quando existem situações de incumprimento no Banco de Portugal. Se é o seu caso, antes de avançar com o processo, deve regularizar esta situação junto da entidade financeira.

Após resolver esta questão, pode dar início ao processo de consolidação de créditos. Deste modo, passará a ter mais liquidez financeira para construir a sua poupança mensal. Como? Com as seguintes dicas:

1. Analisar a taxa de esforço

Tal como qualquer outro tipo de crédito, é importante que a consolidação dos seus empréstimos atuais cumpra com um critério importante: a capacidade de pagar a prestação.

De modo a conseguir perceber o valor que tem disponível para pagar a mensalidade do seu crédito consolidado, é importante que tenha em conta os rendimentos e as despesas do agregado familiar.

Feitas as contas, a taxa de esforço para encargos financeiros, incluindo a prestação do novo crédito, não deverá ultrapassar os 40%. Se possível, mantenha-a abaixo dos 35%.

2. Conhecer a capacidade de gestão para suportar um crédito consolidado

Quando se trata da concessão de um crédito, as instituições financeiras prestam muita atenção, por exemplo, à situação e à estabilidade profissional. Porquê? Porque indicam um perfil seguro, com pouco risco de incumprimento.

Outro aspeto que as entidades credoras consideram é a situação junto do Banco de Portugal. Como? Através do Mapa de Responsabilidades de Crédito, que indicam todo o historial de créditos, assim como situações de incumprimento.

Ao analisarem o documento, as instituições financeiras poderão perceber se tem ou não condições para suportar a mensalidade da consolidação de créditos. Por isso, tenha atenção à sua situação financeira junto do Banco de Portugal antes de pedir a consolidação dos créditos.

3. Escolher o intermediário certo

O principal motivo para que o crédito consolidado seja rejeitado é, precisamente, a má escolha do intermediário. Deste modo, o risco de o processo ser mal aconselhado junto das instituições financeiras é grande.

Para contornar esta situação, é importante que possa escolher o parceiro certo, com uma instituição financeira com quem possa negociar este tipo de crédito.

4. Fazer uma simulação de crédito consolidado

Assim que escolher o parceiro certo para pedir o seu crédito consolidado, está na altura de passar às simulações. Para quê? Para poder ter uma ideia geral do valor a pagar mensalmente pela consolidação do crédito, assim como todas as condições associadas a este produto financeiro.

Damos-lhe o exemplo da solução de crédito consolidado do UNIBANCO.

Acendendo ao site, consegue facilmente encontrar o simulador de crédito consolidado desta marca pertencente à Instituição Financeira de Crédito UNICRE, com a possibilidade de escolher o montante entre 5 mil e 75 mil euros e os prazos de pagamento de 24 a 84 meses.

5. Analisar a proposta

Depois de ter os resultados da sua simulação, é importante que analise detalhadamente a proposta. Deste modo, conseguirá perceber quanto é que vai conseguir poupar mensalmente e qual o prazo limite para saldar toda a dívida.

6. Aguardar o financiamento do crédito consolidado

Após acertados os últimos detalhes da assinatura do contrato, deve prestar atenção à sua conta bancária. Assim que recebê-lo, poderá passar para o fecho do processo, onde começara a pagar as prestações relativas a esta consolidação.

De relembrar que, daqui em diante, passará a pagar uma só mensalidade, a uma só entidade e numa só data, com uma taxa fixa associada. Por outras palavras, pagará sempre o mesmo ao longo do período deste empréstimo.

O crédito consolidado foi aprovado, e agora?

Agora que viu o seu pedido aprovado, não se esqueça de começar a criar a sua almofada financeira. Como? Colocando a diferença entre o valor total que pagava pelos seus créditos e o montante que paga agora numa conta poupança.

(Artigo ‘LifeStyle’ – UNIK)