Viseu: Foto Estação Diária

Viseu está no top 5 dos distritos mais seguros de Portugal, segundo dados avançados pela Securitas Direct.

De acordo com o Barómetro de Segurança da empresa,  de janeiro a julho de 2022, Bragança e Guarda apresentam-se como os dois distritos mais seguros de Portugal. Segue-se Castelo Branco e Vila Real, em terceiro e quarto lugar, respetivamente, com Viseu a fechar o top 5.

A avaliação tem em conta o número de incidências (disparos reais dos alarmes e intrusões) por distrito registados pela Central Recetora de Alarmes da empresa que gere, em Portugal, mais de 1 milhão de dispositivos e permanece ativa 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Os distritos de Bragança e Guarda apresentam ambos uma taxa de incidência de 0,06%, Castelo Branco 0,08%, Vila Real 0,09% e Viseu uma taxa de incidência de 0,10%.

Segundo o mesmo barómetro, até julho de 2022, nos negócios, a maioria dos assaltos ocorreram entre as 2h e as 4h da manhã.

Os pequenos negócios – lojas e restaurantes – os de maior incidência, com registo de cerca de seis em cada 10 tentativas (56%) de roubo ou intrusão no setor de negócios, já as empresas registaram 29% das incidências e indústria apenas 15%.

No setor residencial, o período de menor segurança regista-se da parte da manhã, entre as 9h e as 11h.

No segmento dos particulares, as vivendas e moradias representam a maioria das incidências com cerca de nove em cada 10 casos (86,3%). Os apartamentos representam apenas 13,4%.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm