A concelhia de Tondela do PSD desafiou o PS a encontrar respostas para o que consideram ser “a falta de médicos e de um juiz para garantir o acesso à saúde e justiça no concelho”.
A pela presidente da concelhia, Vera Machado, considera que “o setor da saúde é um dos que mais debilidades apresenta, havendo problemas em quase todos os blocos de urgência, em particular nas áreas da obstetrícia e ginecologia, estando em cima da mesa propostas de encerramento de alguns blocos. Infelizmente, o nosso concelho não é exceção”.
Em comunicado de imprensa, acrescenta que “os cuidados de saúde primários às populações atravessam hoje um momento de grande preocupação e incerteza” e que a Unidade de Saúde Familiar (USF) de Tondela, “por motivos diversos, tem hoje uma enorme falta de médicos, colocando em causa a prestação de assistência”, nomeadamente em Molelos.
“Atingiu um patamar de tal ordem grave, onde as consultas têm um caráter intermitente, havendo médico durante algumas horas por semana. A somar a esta falta de profissionais, não é possível a nenhum novo utente inscrever-se nesta unidade para obter médico de família, sendo aconselhados a deslocar-se para outros pontos do concelho”.
Também a USF de Canas de Santa Maria, freguesia de Tondela, “está com o mesmo problema, cujo reflexo é notório na extensão da Lajeosa do Dão, pois, à semelhança de Molelos, também não tem médico em permanência”.
Na mesma nota de imprensa, a líder da concelhia social-democrata aponta ainda o dedo à situação que se vive no Tribunal de Tondela, sem juiz “e não há previsão para quando ocorra, ficando parados todos os julgamentos até data incerta, contrariando o princípio basilar da justiça, a celeridade”, pode ler-se.
Assim, questiona “até quando o Governo legitimado por uma maioria absoluta vai continuar a deixar degradar os serviços públicos”, nomeadamente na saúde e na justiça em Tondela.
“E o tribunal? Para quando a colocação de magistrado? Ou será este o mote para encerrar em definitivo o juízo de competência genérica?”, questionou a responsável, que “desafia o PS” para se juntar à comunidade na luta pelos serviços.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm