Mais de 3.200 alunos de 180 turmas de escolas da região Viseu Dão Lafões vão este ano aprender a gerir melhor o dinheiro, no âmbito do projeto “No Poupar Está o Ganho”.
Desenvolvido em parceria pela CIM Viseu Dão Lafões e pela Fundação António Cupertino de Miranda, é um projeto de educação financeira que vai chegar a alunos do 3.º ao 6.º ano de escolaridade.
“Com este projeto, a CIM pretende fornecer aos alunos um conjunto de ferramentas que vão ser importantes na sua vida quotidiana e na do seu agregado familiar”, justificou o secretário executivo da estrutura intermunicipal.
Nuno Martinho, acrescentou que “esta iniciativa de literacia financeira deixa os alunos e, em consequência, as suas famílias, mais bem preparados para a gestão diária do seu orçamento familiar” e que “assume ainda mais importância nos tempos difíceis que todos estamos a viver, nomeadamente com a inflação e o aumento do custo de vida de todas as famílias”, considerou.
É o segundo ano consecutivo que o projeto se realiza na região e que na edição passada “teve grande adesão por parte da comunidade educativa”.
Ainda segundo a CIM, este projeto visa “transmitir aos alunos conhecimentos de educação financeira, para que tenham consciência da importância do dinheiro e adquiram competências que lhes permitam assumir comportamentos financeiros responsáveis, em temas como a poupança, o consumo responsável, a gestão e importância do dinheiro”.
“O programa proporciona aos alunos um vasto conjunto de atividades em sala de aula, que incluem o acesso a uma plataforma virtual com materiais didáticos, planos de aula, vídeos, exercícios, jogos e desafios”, explicou, acrescentando que “os alunos terão, ainda, uma oportunidade de fazer uma visita ‘online’ ao Museu do Papel Moeda, da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto”.
O projeto inclui ainda sessões de formação para professores e interlocutores.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.