A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, garantiu em Castro Daire que a Estrada Nacional (EN) 225 vai mesmo ser requalificada e que, até final do primeiro semestre deste ano, será lançado o concurso público para a empreitada.
Segundo a governante, a IP [Infraestruturas de Portugal] está apenas a ultimar os procedimentos para lançar o concurso.
Garantias deixadas em Castro Daire, onde visitou obras financiadas por fundos europeus, num total de 14 milhões de euros (ME) e conheceu os novos projetos do município castrense.
A requalificação da EN 225, estrada que liga Castro Daire a Arouca, no distrito de Aveiro, junto ao vale do rio Paiva, há muito que é reivindicada pelas duas autarquias, devido ao estado de degradação do piso.
A obra vai custar cerca de 8,2 milhões de euros (ME), de acordo com o presidente da Câmara de Castro Daire, Paulo Almeida, que aproveitou para pedir a Ana Abrunhosa o apoio para a requalificação e ampliação das Termas do Carvalhal, obra que envolve um investimento do município superior aos seis milhões de euros.
A ministra considerou o projeto “muito interessante” e adiantou que o apoio para a empreitada deverá envolver a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, o Provere (Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos) as Termas e o Turismo de Portugal, considerando que, pela importância do projeto, “não deverá ser difícil encontrar fundos para o financiar”.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.