Foto: CIM

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões tem um plano para ligar com ecovias os 14 municípios que a integram, e para isso pretende aproveitas as ecopistas que já existem para criar uma rede ciclável na região.

O Plano de Ecovias da Região, segundo os responsáveis pela comunidade, pretende “promover o desenvolvimento de uma rede ciclável que irá concretizar a ligação entre as infraestruturas já existentes”, informou em comunicado.

A ideia é aproveitar a Ecopista do Dão, e as do Vouga e do Mondego, que estão em fase final de construção, e agregar os restantes oito municípios não abrangidos por estas vias.

Assim, vão integrar o projeto de ecovias da Comunidade os municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão e Vila Nova de Paiva.

O próximo passo, adianta a CIM Viseu Dão Lafões, passa por um estudo prévio para a elaboração do plano, o que acontecerá nos “próximos meses”.

Atualmente a região conta com os 49 km da Ecopista do Dão, e com os 66 km da Ecopista do Vouga, que ligam à Ecovia do Mondego, que com uma extensão de 41 km, permite a ligação à Região de Coimbra.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu