Foto: CM Mangualde

O concelho de Mangualde aderiu ao URBACT IV ‘Residents of the future’ – Residentes do Futuro –, estabelecendo uma parceria com cidades europeias com o objetivo de atrair e fixar população, através da melhoria da qualidade de vida e do aumento da atratividade do território.

É um projeto com financiamento de europeu no valor global de mais de 827 mil euros, e segundo a autarquia de Mangualde, é o único concelho de Portugal a integrar este projeto direcionado às cidades de pequena e média dimensão.

Segundo o vice-presidente da autarquia, e responsável pela candidatura, João Pedro Cruz, “Mangualde foi a concurso para tentar entrar neste consórcio e demonstrar capacidade e ambição para atrair e fixar população”, acabando por ser “eleito para integrar este projeto europeu”.

O projeto ‘Residentes do Futuro’ é liderado pela cidade de Šibenik, na Croácia e integra, além de Mangualde, Alba Lulia (Roménia), Saldus (Letónia), Plasencia (Espanha), Kalamata (Grécia), Lisalmi (Findândia), Saint-Quentin (França), Mantova (Itália) e Trebinje (Bósnia e Herzegovina).

No caso de Mangualde, a intervenção irá focar-se num novo plano de marketing territorial, na habitação, na transição digital e na economia.

No âmbito deste projeto, entre outros, a autarquia de Mangualde pretende desenvolver e implementar a digitalização dos serviços públicos e privados da cidade, através do acesso a ferramentas digitais de fácil utilização, além de aprimorar o trabalho de regulamentação municipal, impostos municipais e incentivos sobre setores-chave da economia local, o que, na perspetiva do executivo, vai permitir criar um ecossistema fértil para investimentos, geração de empregos e atração de residentes.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu