O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, diz-se preocupado com as obras que a Direção Regional de Cultura do Centro está a fazer na Sé Catedral.
O autarca diz que foi até ao local ver o que estava a ser fito, depois de confrontado com algumas críticas à empreitada. Em causa a instalação de rufos, remates de telhado e caldeiras na zona da Sé Catedral junto ao Largo de São Teotónio, que o autarca viu e não gostou, considerando-as “inusitadas e perturbadoras da estética do alçado posterior” tendo classificado as mesmas de “uma atrocidade ao valioso e histórico património”.
Fernando Ruas lembra que as obras não são responsabilidade da autarquia, nem sequer cabe à Câmara de Viseu supervisionar as mesmas, mas o autarca garante que está atento e por isso reportou a situação à Direção Regional de Cultura do Centro, pedindo esclarecimentos sobre os trabalhos em curso.
Para além de preocupações estéticas, defende ainda “a necessidade de requalificação do alçado posterior do edifício” para que receba tratamento semelhante ao das restantes fachadas, assegurando assim toda a requalificação das fachadas da Sé de Viseu.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.