Em Castro Daire, no próximo dia 23 de março, vão ser plantados na freguesia de Cujó cerca de 5 mil carvalhos e castanheiros, numa iniciativa que vai envolver cerca de uma centena de voluntários, entre os quais alguns espanhóis, numa ação do projeto Planta Bosques.
No concelho, março é mês da floresta e da sustentabilidade, com um conjunto de atividades promovidas pela autarquia castrense, e esta iniciativa de reflorestação em Cujó é feita em parceria com a TREVO – Associação Cidadania Ambiental e Participação Social, Câmara Municipal de Castro Daire e os espanhóis da ADENEX – Associação de Defesa da Natureza e dos Recursos da Extremadura.
O Planta Bosques é um projeto de voluntariado, nascido depois dos grandes incêndios de 2003 na Extremadura espanhola, e que aposta em ações de solidariedade, e de consciência e compromisso com o ambiente, apostando na plantação de árvores autóctones da floresta mediterrânica em áreas florestais consideradas de ‘especial interesse’.
O projeto conta já com 20 anos de atividades com muitas ações realizadas entre Espanha e Portugal e que já envolveram mais de 15 mil voluntários que plantaram cerca de 400 mil árvores.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.