O Museu Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal, vai ser inaugurado na próxima sexta-feira, dia 19 de julho, estando prevista a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
A data escolhida, 19 de julho, coincide com o dia do aniversário do nascimento de Aristides de Sousa Mendes, em 1885.
O programa de abertura prevê uma visita dos convidados ao espaço e um jantar nos novos jardins anexos à Casa do Passal, onde o Museu estará instalado, que irá ainda receber uma atuação da Orquestra Clássica do Centro.
A abertura ao público far-se-á a partir de 20 de julho e no Museu os visitantes poderão apreciar uma exposição permanente e passar por duas salas dedicadas a exposições temporárias.
A recuperação e musealização da Casa do Passal, em Cabanas de Viriato, custou mais de 3,5 milhões de euros, verba comparticipada por fundos europeus.
Aristides de Sousa Mendes nasceu, em 19 de julho de 1885, em Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal, licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra e seguiu a carreira diplomática desempenhando funções em vários países.
No início da II Guerra Mundial exercia o cargo de Cônsul-Geral de Portugal em Bordéus e, em junho de 1940, na sequência do avanço alemão em território francês, milhares de refugiados juntaram-se naquela cidade.
Foi precisamente em Bordéus que, contrariando as ordens do Governo português, Aristides de Sousa Mendes decidiu emitir milhares de vistos para atravessarem Espanha e entrarem em Portugal, salvando-os da perseguição nazi.
O diplomata morreu em Lisboa, em 03 de abril de 1954, e foi considerado um ‘Justo entre as Nações’, condecorado a título póstumo com a Grã Cruz da Ordem da Liberdade, pelo Presidente da República em 2017 e, desde outubro de 2021, tem honras de Panteão Nacional.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.