Foto: CM Carregal do Sal

Foram aprovadas no parlamento, durante a votação na especialidade do Orçamento de Estado para 2025, as propostas relacionadas com o Projeto de Musealização da Casa do Passal, da Fundação Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato no concelho de Carregal do Sal.

Das cerca de 60 propostas de alteração ao OE2025 apresentadas pelos diferentes partidos para o setor da Cultura, foram aprovadas oito, quatro delas para a Casa Museu Aristides de Sousa Mendes.

Aprovada uma proposta do PSD e do CDS-PP que estabelece que o Governo, durante o próximo ano, em articulação com a fundação e o município, tem de proceder “à avaliação das necessidades financeiras e logísticas verificadas” durante a requalificação e musealização da Casa do Passal, e fazer a transferência financeira para a autarquia, “a título de reembolso das despesas efetuadas”, verba que o PAN aponta para 1,15 milhões de euros e o PCP em 1,5 milhões.

O PAN viu aprovada a proposta de prestação de apoio técnico para atribuição do estatuto de museu nacional ao Museu Aristides de Sousa Mendes e a sua integração na Rede Portuguesa de Museus.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu