Foto: CM Armamar

A Câmara de Armamar vai dar mais um passo no projeto de recolha de biorresíduos no concelho, com a entrega de kits de separação de lixo orgânico.

Em parceria com a Resinorte, empresa que faz a recolha de resíduos em Armamar, os kits vão ser entregues ainda esta semana, e nesta primeira fase, vão chegar a hotéis, restaurantes e cafés e também a escolas e a instituições particulares de solidariedade social (IPSS).

Nas próximas semanas, o Município de Armamar vão fazer a entrega de contentores domésticos, neste caso devendo os cidadãos fazer uma manifestação de interesse em os receber, através do preenchimento de um formulário disponível no site da autarquia.

São abrangidos nesta recolha biorresíduos como restos de comida, legumes, frutas, cascas de ovos, café, sacos de chá e guardanapos de papel, entre outros.

Uma colocação nos contentores adequados, de cor castanha e disponíveis na via pública, permitirá uma “recolha e tratamento correto” frisa a Câmara de Armamar.

A partir da reciclagem de biorresíduos são produzidos os chamados corretivos orgânicos, que podem ser usados como fertilizantes para a agricultura, sendo produtos naturais, sem aditivos químicos que promovem um efeito muito positivo no crescimento e produtividade das culturas, incrementando as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, como a retenção da água, o arejamento e o aumento e diversificação da atividade microbiológica do solo.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubBennecar