Foto: Freepik

Nove vítimas mortais, em 2.560 acidentes, são os números da primeira operação de segurança rodoviária deste ano, ‘Ao Volante o Telemóvel pode Esperar’ promovida pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), PSP e GNR.

Decorreu entre os dias 14 e 20 de janeiro, com o objetivo de alertar os condutores para as consequências, que podem ser fatais, do uso indevido do telemóvel durante a condução, e durante as ações de patrulhamento e fiscalização, as autoridades registaram 2.560 acidentes, ainda assim menos 198 que em comparação com a que foi realizada por esta altura em 2024.

As nove vítimas mortais são mais três que em comparação com os números de 2024, tendo ainda sido registados menos nove feridos graves e menos 23 feridos leves.

Os acidentes com vítimas mortais ocorreram nos distritos de Aveiro (1), Beja (1), Braga (2), Bragança (1), Coimbra (2), Évora (1) e Porto (1), quatro mortes em colisões, três resultantes de despistes, e duas vítimas resultantes de atropelamentos.

Cerca de 4,9 milhões de veículos foram controlados por radar, sendo registados 28 mil excessos de velocidade, e as autoridades multaram 954 automobilistas por uso do telemóvel durante a condução.

A campanha estava inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) e foi a primeira das 11 previstas para 2025.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubBennecar