A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões viu aprovadas o que considera duas “candidaturas estratégicas” vendo assegurado um financiamento de cerca de 4,5 milhões de euros para dois projetos na área da educação e da economia sénior.
Os dois projetos são o PIPSE Viseu Dão Lafões: educação como motor do desenvolvimento, e o Projeto SILVER-UP: valorizar a economia sénior, ambos com o de “impulsionar o desenvolvimento regional, aliando a inovação à inclusão social”, pode ler-se na nota de imprensa da CIM.
O PIPSE – Programa Intermunicipal para a Promoção do Sucesso Educativo em Viseu Dão Lafões, foi aprovado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e tem um financiamento de cerca de 3 milhões de euros, integrado no Programa CENTRO2030 e suportado pelo FSE+ (Fundo Social Europeu Mais).
O programa posiciona a educação no centro do desenvolvimento económico, social e cultural da região.
Tendo como base os resultados do projeto anterior (PPSE VDL 2020), o PIPSE assenta numa visão para o território que confere à educação, ao sucesso escolar e às aprendizagens um lugar central no desenvolvimento económico, cultural e social.
Já o Projeto SILVER-UP será financiado em 1,5 milhões de euros, e pretende valorizar a chamada “silver economy” (economia prateada, ou economia grisalha), um conceito que aproveita o potencial económico associado ao envelhecimento da população.
Este projeto, aprovado ao abrigo do INTERREG EUROPE, reúne parceiros de oito países europeus – Portugal, Bélgica, Hungria, Itália, Letónia, Montenegro, Polónia e Sérvia – comprometidos a trabalhar em conjunto, para implementar e melhorar políticas regionais que apoiem o desenvolvimento deste setor emergente, mobilizando os agentes locais no processo.
O projeto SILVER-UP aborda estas questões, tirando partido da “silver economy” para tornar estes territórios mais atrativos e resilientes para os atuais e novos moradores. O projeto prevê a aposta na criação de bens e serviços que promovam o crescimento e a coesão social, assim como o intercâmbio de experiências e de boas práticas entre os vários parceiros, de forma a melhorar as políticas regionais que criem ambientes propícios a uma economia grisalha desenvolvida.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm