Foto: Enterro do Entrudo

Em Repeses, a tradição do Enterro do Entrudo vai voltar a cumprir-se e, tal como em 2024, vai rumar ao Rossio de Viseu, onde vai chegar pelas 18:30 do dia 04 de março.

Em pleno coração da cidade, o ponto alto do cortejo será a leitura do testamento da cerimónia de condenação, com um texto marcadamente satírico e de critica social, após a qual regressa a Repeses, onde o entrudo vai ser queimado.

Sendo um evento característico da povoação de Repeses, às portas da cidade de Viseu, começou por ter um conteúdo mais bairrista, em que o testamento era dirigido às pessoas da localidade, mas com o passar dos anos, e com o cortejo a rumar até aos Paços do Concelho, acabou por assumir uma abrangência crítica mais global.

O Enterro do Entrudo remonta à década de 50 do século passado, o que o torna uma das mais antigas e mais populares tradições das festividades do carnaval, que habitualmente decorrem entre o fim-de-semana e terça-feira.

A participação no cortejo é gratuita e não requer inscrição prévia, bastando comparecer no local e hora de início do cortejo, com um lençol branco (elemento cénico fulcral e que não deve ser desrespeitado) e uma vela.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPublicite Aqui