São cerca de duas dezenas de migrantes, residentes no distrito de Viseu, que estão integrados numa ação de formação em cozinha e pastelaria, promovida pelo Turismo de Portugal, no âmbito do Programa Integrar para o Turismo.
O objetivo é que possam adquirir os conhecimentos necessários, que permitam a sua integração no mercado de trabalho.
Vão realizar cerca de 360 horas, e depois um mês de formação prática numa empresa do setor.
O Programa Integrar para o Turismo é uma parceria entre o Turismo de Portugal, através da Rede de Escolas de Hotelaria e Turismo, a Agência de Integração de Migrações e Asilo (AIMA) e a Confederação do Turismo de Portugal (CTP), e tem por principal objetivo o desenvolvimento de programas de formação e emprego, para acolhimento, qualificação e integração profissional de migrantes, e beneficiários de proteção internacional em Portugal.
Têm que ser maiores de idade, com residência, carreira contributiva e situação regularizada em Portugal, e apresentarem alguma capacidade de expressão m língua portuguesa ou inglesa.
A nível nacional, o programa representa um investimento do Turismo de Portugal de 2,5 milhões de euros destinados a apoio personalizado aos formandos, bolsa de formação, subsídio de transporte e alimentação.
Esta é a primeira ação de formação integrada neste projeto para migrantes no distrito de Viseu, mas outras estão pensadas até final do ano.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.