Foto: ED

O Município de Nelas vai inaugurar este ano o Centro de Investigação António Lobo Antunes, que funcionará na biblioteca com o seu nome, e onde contará com o espólio doado pelo escritor.

“Estamos a falar de um centro de investigação nacional, não de Nelas, do maior autor português António Lobo Antunes que, como todos sabem, se afirma como nelense, o que para nós é um grande orgulho e regozijo”, disse Joaquim Amaral durante a sessão de apresentação do projeto, que entregou, em mãos, à ministra da Cultura, Dalila Rodrigues.

Na cerimónia que decorreu nos Paços do Concelho, esteve presente Cristina Lobo Antunes, esposa do escritor

Joaquim Amaral adiantou que o projeto “está consignado em rubrica do orçamento”, mas ficou também assumido o “compromisso de financiamento” por parte da ministra da Cultura, em 50%.

O centro vai funcionar na Biblioteca Municipal António Lobo Antunes, no “espaço central que vai ser reformulado para esse efeito”, e onde serão investidos cerca de 120 mil euros.

A inauguração está prevista para este ano, no dia 24 de junho, feriado municipal em Nelas, mas poderá ser adiada para a data de nascimento do escritor, o dia 02 de setembro.

Além de todas as obras de António Lobo Antunes, em várias línguas, o centro vai ter ainda trabalhos académicos e artigos de investigação, sobre a vida e obra de António Lobo Antunes.

Cristina Lobo Antunes, lembrou que “Nelas é um sítio muito emocional” para o escritor, onde passou parte da sua infância.

Já Dalila Rodrigues acrescentou que a “obra está traduzida em mais de 40 línguas” e, também por isso, este centro de investigação vai permitir “colocar numa escala global, um escritor que existe para além de Nelas, mas que tem em Nelas uma referência fundamental”.

Foto: ED

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubNO PALÁCIO DO GELO E NO FORUM VISEU!