A construção de um novo parque de estacionamento no centro de Viseu, junto à estação do funicular, vai arrancar ainda este mês, informou a autarquia.
A obra representa um investimento de 2,45 milhões de euros (com IVA) e terá como objetivo reforçar a oferta de estacionamento na proximidade da zona histórica da cidade.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Viseu, João Azevedo, trata-se de um projeto “há muito aguardado” e considerado “estratégico para a mobilidade urbana”. O autarca revelou que o avanço da obra resulta de um compromisso assumido recentemente pela concessionária Semovepark, após reuniões com o atual executivo municipal.
O parque será construído na Rua Silva Gaio, com ligação à estação do funicular, e terá três pisos (1, 0 e -1), disponibilizando 70 lugares de estacionamento: 62 para veículos ligeiros e oito para velocípedes, ciclomotores ou motociclos. Três lugares serão destinados a pessoas com mobilidade condicionada e oito contarão com postos de carregamento elétrico. O edifício incluirá ainda um jardim de lazer na cobertura e um elevador monta-carros para circulação interna.
A obra deverá estar concluída no prazo de um ano. Para João Azevedo, o novo parque será “muito importante para a organização da mobilidade e para a aproximação das pessoas à zona histórica da cidade”.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.












