A carreira área que atravessa o país, desde Bragança a Portimão, com passagem por Viseu, volta a fazer escala em Vila Real a partir de sexta-feira, anunciou a autarquia.

A reabertura acontece depois das obras na pista que obrigaram ao encerramento do aeródromo municipal, em julho de 2019.

Rui Santos, presidente da Câmara de Vila Real, garantiu que “está tudo preparado” para a reativação da ligação aérea Bragança – Vila Real – Viseu – Cascais e Portimão a partir de sexta-feira, “depois de um longo calvário” e de um “enorme investimento”.

Em julho de 2019, o município anunciou o encerramento do aeródromo municipal “por tempo indeterminado” à operação de aviões, depois de ter sido detetado “um perigo de abatimento na pista”.

Em consequência do encerramento da pista aos aviões, já que os helicópteros continuaram a poder aterrar, Vila Real deixou de ser paragem nesta rota aérea que liga Bragança a Portimão (Faro).

Segundo dados da Sevanair, empresa concessionária da ligação aérea, em 2018 esta carreira transportou 13.446 passageiros, 11.561 passageiros em 2019 (Vila Real funcionou até junho deste ano), 6.493 em 2020 e, em 2021, 7.973.

Vila Real está, de acordo com a empresa, “normalmente entre a segunda e a terceira posição em termos de total de passageiros, rivalizando com Portimão, sendo Cascais o local de maior origem/destino”.

Rui Santos destacou ainda a importância do aeródromo municipal para a operação de pequenos aviões e para a Proteção Civil, que, segundo adiantou, vai recolocar os aviões de combate a incêndios nesta infraestrutura.

No aeródromo decorrem as obras de construção do Centro de Proteção Civil, de uma nova aerogare e ligação à pista, num investimento de mais de 2,5 milhões de euros.

É a partir de Vila Real que, segundo apontou, serão coordenadas todas as operações terrestres e aéreas da Proteção Civil para a região Norte.

O Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Norte está sediado nesta cidade, estando a ser facultadas instalações provisórias no edifício do antigo Governo Civil.

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