Foto: ADEP

A empresa Águas do Douro e Paiva prevê um investimento de 100 milhões de euros (ME) para distribuir água em alta à região, dos quais 72 ME serão para assegurar o abastecimento ao concelho de Viseu.

A decisão foi tomada pela administração da empresa e o projeto prevê investimento nas condutas principais que vão canalizar a água entre Cesar, em Oliveira de Azeméis, e o Bairro Norad, na freguesia do Campo, em Viseu.

A informação foi já confirmada por Fernando Ruas, com o autarca viseense a acrescentar que a empresa prevê investir “mais 25 ME para fazer a distribuição pelos municípios aderentes”, ou seja, para nove concelhos, oito da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e ainda Vale de Cambra, do distrito de Aveiro.

Da CIM Viseu Dão Lafões estarão abrangidos, para além de Viseu, também os municípios de Mangualde, Nelas, Sátão, Penalva do Castelo, Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Vouzela.

Desde 2022 que a Câmara de Viseu está em negociações com a empresas Águas do Douro e Paiva para distribuir em alta a água no concelho, como alternativa à Barragem de Fagilde, que abastece mais quatro municípios: Mangualde, Nelas, Sátão e Penalva do Castelo.

No investimento de 100 ME estão ainda incluídas obras de requalificação na ETA [Estação de Tratamento de Água] de Viseu para o tratamento de lamas.

“O custo previsto para a água é 10 cêntimos mais baixo do que era previsto na empresa intermunicipal [criada em 2016], que, naquele tempo, era de 0,54 cêntimos por metro cúbico e aqui, este ano, é de 0,44 cêntimos na distribuição em alta”, disse.

Fernando Ruas espera agora apenas que a empresa reúna com todos os municípios, para que a versão final do contrato seja assinada.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPublicite Aqui