A AHRESP e o Turismo de Portugal lançaram dois guias práticos para que as empresas de alojamento turístico e restauração e similares possam reduzir o consumo de água.

Em tempo de seca severa que atinge praticamente todo o território de Portugal, os guias são uma ferramenta de apoio para potenciar a adoção de práticas sustentáveis no uso de água, com exemplos práticos da forma como é possível tornar o negócio mais sustentável, com maior benefício económico e ambiental.

Entre as várias dicas de poupança de água, estão medidas como a instalação de tanques de descarga de sanita com meia carga, a instalação de sistemas nas torneiras que reduzam o caudal, a minimização de resíduos nos pratos e nos utensílios de cozinhas antes de serem lavados, que seja evitada a pré-lavagem da louça e, se possível, utilizar a máquina de lavar com a carga completa e em modo económico, além de ser desaconselhada a lavagem da louça com a torneio aberta.

A instalação de sensores ou de pedais nas torneiras são outras medidas que além de serem consideradas mais higiénicas podem também levar a grandes poupanças no consumo de água.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.