A Câmara de Armamar decidiu alargar a todas as freguesias do concelho o programa de compostagem doméstica, que arrancou este ano nsa freguesias de Armamar e Fontelo.

Vão ser sorteados e entregues 58 kits com compostores e baldes para reciclagem de resíduos domésticos orgânicos entre os habitantes do concelho, estando ainda prevista a distribuição de  15 compostores de maior dimensão por cada freguesia.

“Depois de terem sido entregues os baldes e compostores na freguesia de Armamar, e Fontelo a autarquia criou condições para alargar o projeto sustentável às restantes freguesias”, informa o município em nota de imprensa, acrescentando que os habitantes interessados em receberem estes compositores domésticos deverão fazer a inscrição, até 31 de outubro, nos serviços municipais, sendo necessária a apresentação da fatura de água para comprovar a residência na freguesia.

A Câmara de Armamar acrescenta que esta iniciativa insere-se na política municipal de defesa do meio ambiente e promoção de hábitos e estilos de vida sustentáveis.
A compostagem é um processo natural, amigo do ambiente, que resulta na decomposição de matéria orgânica (folhas verdes, restos e cascas de frutas, hortaliças, caruma, restos de frutos secos e cascas de batata, entre outros) por ação de microrganismos na presença de oxigénio.

Trata-se de uma técnica simples e eficaz de valorização de resíduos biodegradáveis (biorresíduos) cujo resultado é um material rico em nutrientes (composto) que pode ser utilizado como fertilizante orgânico.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm