Foto: CIM

O Município de Mangualde entregou os primeiros compostores para tratamento de resíduos domésticos a 25 munícipes que manifestaram vontade de apostar na compostagem doméstica.

Este equipamento, de uso simples, permite transformar resíduos verdes e alguns restos alimentares em composto orgânico que poderá serem usado como fertilizante em hortas, jardins e flores.

A autarquia investiu cerca de 38 mil euros nesta iniciativa, financiada pelo Fundo Ambiental, através da linha de apoio “RecolhaBio” para implementação de projetos de recolha seletiva de bioresíduos, gerida pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.

Numa primeira fase, o Município de Mangualde procuro testar a disponibilidade dos cidadãos em relação à reciclagem deste tipo de lixo, e o interesse “superou as expetativas com uma adesão muito significativa da população ao projeto”, informou a autarquia.

O objeito passa agora por, em breve, serem disponibilizados mais compostores e o aproveitamento de bioresíduos domésticos chegar o mais possível à população do concelho de Mangualde.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.