No distrito de Viseu, os concelhos de Lamego, Nelas, Oliveira de Frades e Mortágua “mudaram de cor” depois das eleições deste domingo, enquanto na capital do distrito de Viseu o social-democrata Fernando Ruas, regressa à presidência do município após uma ausência de oito anos.

Francisco Lopes, regressa em Lamego, onde foi presidente da Câmara entre 2005 e 2017. Encabeçou a lista da coligação PSD/CDS-PP, e derrotou nas urnas o socialista Ângelo Moura, que procurava um segundo mandato.

Em Nelas, a coligação PSD/CDS-PP afastou da presidência o socialista Borges da Silva, onde esteve dois mandatos, com a autarquia nos próximos quatro anos a ser liderada por Joaquim Amaral.

Oliveira de Frades, era a única câmara do país liderada pelo Nós, Cidadãos!, e foi agora derrotada pela lista da coligação PSD/CDS-PP, encabeçada por João Valério.

No concelho de Mortágua, o PS conseguiu colocar o vereador da oposição, Ricardo Pardal, no poder, tendo beneficiado do PSD, que liderava o concelho, com José Júlio Norte, não ter apresentado candidato.

Na capital de distrito, Fernando Ruas, com 46,68%, derrotou João Azevedo do PS, que ficou em segundo lugar, conquistando a maioria no executivo com 5 vereadores eleitos, contra 4 dos socialistas que, ainda assim, nunca tinham conseguido uma votação tão significativa como os 38,26% dos votos agora conquistados.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.