O Académico de Viseu perdeu por 1-0 em Vila da Conde, frente ao Rio Ave, no último golo de preparação para a nova época, com um autogolo de André Clóvis a ditar a derrota dos viseenses.
O avançado viseense, que nesta pré-época havia marcado ao Desportivo de Chaves e ao Vizela, desviou para a própria baliza um livre de Guga, aos 54 minutos.
Académico que na fase final da primeira parte esteve perto do golo, com cabeceamentos perigosos de Nduwarugira e de Paná e um remate perigoso de André Clóvis.
No reatamento, o Rio Ave surgiu mais pressionante e, aos 54 minutos, colocou-se em vantagem, aproveitando a infelicidade do avançado viseense André Clóvis, que, pressionado por André Pereira, desviou para a própria baliza um livre cobrado por Guga.
O tento desbloqueou a ambição dos vila-condenses, que passaram, então, a rondar mais vezes a baliza contrária, ameaçando um segundo tento com remates de longe de Pedro Amaral e André Pereira.
O Académico, que entrou para a segunda metade mais retraído, teve algumas dificuldades para suster os ímpetos dos locais, e só respondeu aos 66, num cabeceamento de Chris, e aos 85, num tiro de André Clóvis, que ainda ameaçou o restabelecer do empate.
O Rio Ave inicia a sua competição oficial no sábado, na primeira jornada do campeonato, frente ao Vizela, enquanto o Académico de Viseu arranca a sua prestação na II Liga, também sábado, no terreno Benfica B.
Jogo no estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde.
Rio Ave – Académico Viseu, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, André Clóvis, 54 minutos (na própria baliza).
Equipas:
– Rio Ave: Jhonatan, Costinha, Miguel Nóbrega, Aderllan Santos, Pedro Amaral, Amine, Guga, Paulo Vitor, Joca, Aziz e André Pereira.
(Jogaram ainda: Magrão, Joáo Ferreira, Ukra, João Graça, Pantalon, Zé Manuel, Fábio Ronaldo, Lucas Flores, Hugo Gomes, Fabrice Olinga, Leonardo Ruiz e Bruno Ventura).
Treinador: Luís Freire.
– Académico Viseu: Domen Gril, Ícaro Silva, André Almeida, Chris Nduwarugira, Rafael Bandeira, Capela, Paná, Gautier Ott, Jonathan Toro, Famana Quizera e André Clóvis.
(Jogaram ainda: Igor Milioransa, Ezequiel Ramirez, Kayque Silva, Niang).
Treinador: Pedro Ribeiro.
Árbitro: Bruno Costa (AF Viana do Castelo).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Amine (45), Jonathan Toro (47), Capela (50), Zé Manuel (75) e Ícaro Silva (76).
Assistência: cerca 1.000 espetadores.