O Académico de Viseu perdeu por 1-0 em Vila da Conde, frente ao Rio Ave, no último golo de preparação para a nova época, com um autogolo de André Clóvis a ditar a derrota dos viseenses.

O avançado viseense, que nesta pré-época havia marcado ao Desportivo de Chaves e ao Vizela, desviou para a própria baliza um livre de Guga, aos 54 minutos.

Académico que na fase final da primeira parte esteve perto do golo, com cabeceamentos perigosos de Nduwarugira e de Paná e um remate perigoso de André Clóvis.

No reatamento, o Rio Ave surgiu mais pressionante e, aos 54 minutos, colocou-se em vantagem, aproveitando a infelicidade do avançado viseense André Clóvis, que, pressionado por André Pereira, desviou para a própria baliza um livre cobrado por Guga.

O tento desbloqueou a ambição dos vila-condenses, que passaram, então, a rondar mais vezes a baliza contrária, ameaçando um segundo tento com remates de longe de Pedro Amaral e André Pereira.

O Académico, que entrou para a segunda metade mais retraído, teve algumas dificuldades para suster os ímpetos dos locais, e só respondeu aos 66, num cabeceamento de Chris, e aos 85, num tiro de André Clóvis, que ainda ameaçou o restabelecer do empate.

O Rio Ave inicia a sua competição oficial no sábado, na primeira jornada do campeonato, frente ao Vizela, enquanto o Académico de Viseu arranca a sua prestação na II Liga, também sábado, no terreno Benfica B.

Jogo no estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde.

Rio Ave – Académico Viseu, 1-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, André Clóvis, 54 minutos (na própria baliza).

Equipas:

– Rio Ave: Jhonatan, Costinha, Miguel Nóbrega, Aderllan Santos, Pedro Amaral, Amine, Guga, Paulo Vitor, Joca, Aziz e André Pereira.

(Jogaram ainda: Magrão, Joáo Ferreira, Ukra, João Graça, Pantalon, Zé Manuel, Fábio Ronaldo, Lucas Flores, Hugo Gomes, Fabrice Olinga, Leonardo Ruiz e Bruno Ventura).

Treinador: Luís Freire.

– Académico Viseu: Domen Gril, Ícaro Silva, André Almeida, Chris Nduwarugira, Rafael Bandeira, Capela, Paná, Gautier Ott, Jonathan Toro, Famana Quizera e André Clóvis.

(Jogaram ainda: Igor Milioransa, Ezequiel Ramirez, Kayque Silva, Niang).

Treinador: Pedro Ribeiro.

Árbitro: Bruno Costa (AF Viana do Castelo).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Amine (45), Jonathan Toro (47), Capela (50), Zé Manuel (75) e Ícaro Silva (76).

Assistência: cerca 1.000 espetadores.