Foto: D.R.

Estão abertas as inscrições para mais ações de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, um programa de voluntariado juvenil, promovido pelo Instituto Português da Juventude e do Desporto (IPDJ), que irão decorrer até finais de novembro.

As inscrições estão abertas até 30 de junho, para entidades promotoras destas ações de voluntariado, e os projetos serão operacionalizados entre 28 de junho a 30 de novembro.

O Programa visa promover práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados, da inventariação de espécies vegetais e animais, vigilância fixa e móvel, entre outras.

Serão promovidas ações de sensibilização das populações sobre prevenção da floresta contra os incêndios e outras catástrofes com impacto ambiental, além de ações de monitorização e recuperação de territórios afetados.​

Podem concorrer entidades constantes do Registo Nacional das Organizações Não-Governamentais de Ambiente e Equiparadas; Entidades constantes do Registo das Organizações de Produtores Florestais; Associações de jovens inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem; Câmaras Municipais; Juntas de Freguesia; Estabelecimentos públicos de ensino; Estabelecimentos privados de ensino que cumpram o previsto na legislação enquadradora do voluntariado.

Quanto aos participantes, poderão ser jovens com idade entre os 14 os 30 anos e condições que escolherão entre os projetos aprovados qual o que pretenderão participar.

São parceiros do IPDJ para a execução do programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas» a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil; a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e as Comissões distritais e municipais de proteção civil.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.