Foto: CIM

O Município de Castro Daire vai distribuir compositores domésticos pela população do concelho, depois de aprovada uma candidatura ao Fundo Ambiental, através do Programa RecolhaBio – Apoio à implementação de projetos de recolha de seletiva de Biorresíduos, que vai promover no concelho em parceria com a CIM Viseu Dão Lafões.

O objetivo, segundo a autarquia castrense, passa por aumentar a quantidade e a qualidade da recolha seletiva de biorresíduos, e valorização dos mesmos.

Assim, através deste financiamento, está prevista a implementação de várias medidas que promovam boas práticas no tratamento de biorresíduos, através da atribuição de compostores domésticos a famílias do concelho, ou implementação de sistemas de compostagem comunitária.

Numa primeira fase, será incentivada a recolha seletiva de biorresíduos domésticos, com distribuição gratuita pela população de 200 compostores com capacidade de 300L e um contentor de recolha seletiva de orgânicos, para que as famílias possam valorizar este tipo de resíduo, apostando na compostagem e assim evitando que sigam para o aterro sanitário.

Os compostores domésticos e os contentores serão gratuitos e, no momento da sua entrega, os munícipes receberão formação específica acerca da sua utilização, bem como um guia prático de apoio à compostagem.

Os interessados apenas terão que se inscrever até dia 10 de setembro, através de um formulário online disponível no site da Câmara de Castro Daire.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu