Foto: Terras da Transumância

Cerca de dois meses depois da subida ao Montemuro, a ‘A Última Rota da Transumância’, iniciada no passado dia 24 de junho, tem a 24 de agosto, o final com a descida dos rebanhos até à vila de Castro Daire.

A autarquia castrense voltou este ano a recriar esta ancestral tradição da transumância dos rebanhos, que teve a sua primeira edição em 2015, 16 anos após a verdadeira última transumância que aconteceu em 1999.

Centenas de cabeças de gado voltaram este ano a subir à zona de Campo Benfeito, em plena Serra da Montemuro, num percurso que começou em Mões, com destino a Ribolhos e passou pelo centro da vila de Castro Daire, antes de rumar ao alto da serra.

Dia 24 de agosto, a partir do início da tarde, começa a descida desde o Lugar do Rodeio, em plena Serra do Montemuro, e até Vilar.

A descida dos rebanhos será acompanhada por vários momentos de animação musical e gastronomia, culminando, a partir das 21:00, com a atuação do Rancho Folclórico da Aldeia de Mosteirô, do desfile das Lançadeiras de Picão, uma degustação de Bolo Podre e Gastronomia do Montemuro e, a fechar, pelas 22:30, uma atuação da Orquestra Montemuro.

Para quem quiser assistir e participar neste evento, haverá serviço de transfer entre o Museu Municipal de Castro Daire e Campo Benfeito, pelas 10:00, e à noite, pelas 23:30, entre Vilar e Castro Daire.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm